PROGRAMA
JOVEM APRENDIZ
Construindo o Futuro,
Transformando Vidas !
INSCRIÇÃO GRATUITA

SOBRE O PROGRAMA

Programa Jovem Aprendiz por meio da inserção de adolescentes e jovens no mundo trabalho contribui para a sua formação pessoal e profissional potencializando o exercício da cidadania, sua empregabilidade e protagonismo, de modo que se torne agente transformador de sua realidade.

Lei da Aprendizagem

Manual da Aprendizagem

Dúvidas Frequentes

JOVEM APRENDIZ

Adolescentes e jovens com idade entre 14 a 24 anos, que estejam matriculados e frequentando o ensino fundamental, médio ou que tenham concluído o ensino médio, podem participar do programa jovem aprendiz.

Um dos desafios do Jovem no mercado de trabalho é encontrar uma primeira oportunidade de emprego que respeite o fato dele ser uma pessoa em desenvolvimento e que o estimule a continuar os estudos e o desenvolvimento profissional, além de garantir direitos trabalhistas e previdenciários.

Faixa etária

De 14 aos 24 anos incompletos. Para pessoas com deficiência a partir dos 14 anos sem limite de idade.

Direitos trabalhistas

Salário mínimo hora ou condição mais favorável, vale transporte, 13º salário, INSS, FGTS (2%), e férias.

Certificação

Ao término do Programa, recebem a certificação, desde que tenham frequentado pelo menos 75% do curso.

EMPRESAS

Programa Jovem Aprendiz é mais do que um instrumento para o cumprimento da cota obrigatória exigida por lei, trata-se de um forte aliado no desenvolvimento de novos talentos e contribui para:

* A inclusão produtiva de adolescentes e jovens, proporcionando seu ingresso no mercado de trabalho de forma segura e com acesso à educação;

* A prevenção e combate ao trabalho infantil;

* A construção de uma cultura corporativa socialmente responsável.

DÚVIDAS FREQUENTES

O Jovem Aprendiz é um Programa de formação profissional básica pautado na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem e suas portarias.

A gestão do Programa é compartilhada com a empresa, sendo de responsabilidade da Escola Brasil a formação teórica e a certificação do jovem.

Durante todo o programa de aprendizagem Jovem Aprendiz, os aprendizes são estimulados a obter conhecimentos, desenvolver habilidades e alterar ou acrescentar atitudes que o torne protagonista em sua vida.

O Programa Jovem Aprendiz baseia-se na Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), de 19 de dezembro de 2000, regulamentada pelo Decreto nº 9.579/2018, e nas demais portarias que continuam sendo publicadas para orientar a implementação dos programas de aprendizagem.

Promover a inserção do jovem no Mundo do trabalho, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades, exercendo a cidadania e atuando com proficiência nas empresas, impactando positivamente em sua trajetória profissional e pessoal.

Os cursos disponíveis são:

  • Auxiliar Administrativo;
  • Operador de Comércio em Lojas e Mercados;
  • Setor Bancário – Jovem Serviço Bancários;
  • Jardineiro;
  • Turismo e Hospitalidade.

É muito fácil, para se inscrever no Programa, o jovem deve entrar em contato com a Escola Brasil Profissional (instituição credenciada pelo Ministério do Trabalho-MTE) para implementar o Programa Jovem Aprendiz em Porto Seguro/BA. Clique aqui para se inscrever.

Os jovens precisam estar na faixa etária de 14 a 24 anos incompletos (exceto no caso de pessoas com deficiência, quando não há limite de idade) e estar cursando ou ter terminado o Ensino Básico/Médio.

Sim, é inteiramente gratuito para o jovem (tanto a inscrição quanto o curso de formação que ele recebe enquanto seu contrato de aprendizagem está ativo).

Os cursos ofertados pela Escola Brasil para o Programa Jovem Aprendiz tem a duração de 2 anos, tempo este regulamentado pelo MTE.

Basta que a empresa entre em contato com a Escola Brasil Profissional através dos nossos canais de atendimento:

  • Whatsapp ;
  • ligação telefònica para (73)3012-8494; ou
  • envie-nos um e-mail para escolabrasil2@hotmail.com.

Teremos um consultor à disposição para apresentar tudo e esclarecer todas as dúvidas.

A divulgação do Programa ocorre principalmente na mídia, em escolas, sites, redes sociais, além de ações desenvolvidas por cada uma das instituições formadoras. A partir disso, os jovens se cadastram na instituição formadora e são contatados de acordo com a demanda das empresas.

A Escola Brasil Profissional é uma instituição licenciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego-MTE para aplicação do Programa Programa Jovem Aprendiz.

Ela é responsável pela gestão educacional do aprendiz, aplicando o curso de formação, intermediando a contratação do jovem pelas empresas, desde o processo de seleção até o final do contrato.

A Escola Brasil Profissional também tem um papel fundamental em prol do cumprimento da Lei, e do estabelecimento de boas práticas na aplicação dos Programas de aprendizagem.

A empresa tem o papel de formar e orientar os aprendizes nas atividades práticas da ocupação para a qual ele foi contratado, em consonância com o curso teórico aplicado pela instituição formadora.

O processo de aprendizagem na empresa deve ser acompanhado por um funcionário da área onde o jovem vai atuar no dia a dia, sendo este o orientador do aprendiz na empresa. Ela também pode fazer a gestão trabalhista, contratando o aprendiz e administrando os encargos trabalhistas e benefícios.

Espera-se que a família provenha os incentivos necessários ao bom desempenho do aprendiz no Programa, acompanhando sua trajetória e processo de avaliação, informando aos demais parceiros qualquer evento que comprometa a assiduidade e participação do jovem. O papel da família é de suma importância, a fim de que qualquer dificuldade seja detectada e sanada precocemente.

ENTRE EM CONTATO

NOSSO ENDEREÇO

FORMULÁRIO DE CONTATO

BENEFÍCIOS DA EMPRESA

De acordo com a Lei 11.788/08, o estágio não cria vínculo empregatício.

As contratações de estagiários não são regidas pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Sendo assim, a empresa contratante não é obrigada a contribuir com encargos sociais.

Com a ausência do vínculo empregatício, o estagiário não faz jus a aviso prévio em caso de rescisão contratual e nem 13º salário. Também não se aplicam ao estagiário as obrigações de contrato de experiência, contribuição sindical, aviso prévio, 1/3 sobre férias e verbas rescisórias.

Em relação à bolsa-auxílio, sobre este valor não incidem contribuições para o INSS, nem para o FGTS.

Apesar da ausência de custos com encargos, a vantagem não está relacionada em querer beneficiar-se de uma mão de obra barata, atribuindo, ao estagiário, funções além do cargo que ele ocupa. Essa visão deturpa os objetivos da contratação e agride a imagem da empresa.

O estagiário demonstra forte determinação em mostrar suas competências e habilidades no dia a dia do trabalho. Sua energia no ambiente profissional é positiva, inclusive, por contagiar os funcionários que lidam frequentemente com ele. Além disso, se houver o desejo de ser efetivado, o estagiário demonstrará ainda mais compromisso, dedicação e responsabilidade.

A contratação de um estagiário pode oxigenar o quadro de funcionários da empresa. O estudante tem a mente repleta de novas ideias, e a vontade de colocar em prática o que aprendeu, pode contribuir muito para a sua empresa, seja nos trabalhos em equipe ou em questionamentos produtivos.

O fato de o estagiário não possuir vícios adquiridos em experiências profissionais anteriores é uma vantagem de contratar estagiário. O estudante tem um poder de adaptar-se, facilmente, à cultura da sua empresa.

Além disso, esse período da formação profissional garante um rápido e eficaz aprendizado das condutas, do perfil, dos princípios e dos objetivos da empresa.

Se a sua empresa está interessada nas vantagens de contratar estagiários, a ESCOLA BRASIL PROFISSIONAL pode intermediar essa contratação.

O agente integrador (ESCOLA BRASIL) é a entidade responsável por ser a ponte entre os três pilares que sustentam o processo de estágio: empresa, instituição de ensino e estudante.

São diversos os benefícios que se tem ao contratar um agente de integração para ficar a frente dos processos burocráticos do estágio: preparação e acompanhamento de toda a documentação legal, o recrutamento de estudantes, banco de dados talentos a disposição e muitos outros.

BENEFÍCIOS DO ESTAGIÁRIO

Essa experiência profissional faz toda a diferença quando se está começando a carreira. Primeiramente, porque você terá a oportunidade de aprender com situações reais, utilizando o conhecimento adquirido para contribuir com os resultados da empresa. Segundo, porque trata-se de algo enriquecedor para o currículo.

Muitos alunos não sabem, mas é desde a prática do estágio que a carreira profissional inicia o seu traçado. Muitos inclusive já “são vistos” como profissionais propriamente ditos, por desenvolverem com tanto afinco suas atividades. Não raro, os colegas ou a empresa onde fizeram estágio observam a dedicação dos estudantes e os indicam como referenciais nas suas atuações.

Qual jovem não almeja ter seu próprio dinheiro ou não depender mais dos seus responsáveis? Pois através do estágio, essa iniciação de independência é possível. O estágio é o momento de adquirir conhecimentos e não necessariamente dinheiro, mas que tal unir os dois quando falamos de estágios remunerados?

Durante o estágio, o aluno está em contato direto com o mercado de trabalho, conhece mais sobre o perfil e o manejo de clientes, refina o seu modo de lidar com estes, tendo a oportunidade de aperfeiçoar as suas habilidades com o público-alvo, fazendo o chamado: “networking”, ampliando a sua rede de relacionamentos. Tudo isso muito atento aos princípios éticos do seu local de estágio e da sua futura profissão.

Ser um bom ouvinte, ter um bom relacionamento com a sua equipe, são pontos positivos para ser reconhecido e finalmente ser efetivado na empresa. Entretanto pode não acontecer a efetivação, porém tudo que vivenciou neste período fica como aprendizado e terá valor no currículo! Com boas conexões no trabalho que cultivou durante este período, eles podem te indicar para um outras vagas.

Se você está interessado nas vantagens de ser um estagiário, a ESCOLA BRASIL PROFISSIONAL pode lhe inserir no mercado de trabalho através do programa de estágio.

O agente integrador (ESCOLA BRASIL) é a entidade responsável por ser a ponte entre os três pilares que sustentam o processo de estágio: empresa, instituição de ensino e estudante.

PERGUNTAS FREQUENTES

SIM, o curso é reconhecido pela SEEDUC, delegado pelo MEC, registrado no INEP e cadastrado no SISTEC/MEC.

O tempo de conclusão depende muito do empenho e dedicação do aluno para realizar as provas.

Como o EJA é 100% online, o aluno poderá realizar tudo em um período mais curto de tempo.

COM CERTEZA! Quando o aluno termina o curso conosco, ele recebe toda a documentação reconhecida e credenciada. Assim, se torna apto a cursar faculdadecursos técnicos, fazer concursos públicos, etc.

O certificado após a conclusão leva, em média, de 30 dias para ficar pronto, sendo entregue após todos os trâmites de registro na SEEDUC e MEC / INEP.

Não. Como se trata de um curso registrado, precisamos seguir todas as etapas previstas nas Resoluções, Pareceres e Deliberações do Conselho Nacional e Estadual de Educação, bem como diretrizes do MEC.

FORMULÁRIO DE CONTATO

AGENTE DE INTEGRAÇÃO

Qual papel do Agente de Integração no Programa de Estágio

O agente de integração atua como auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio sendo responsável pela interlocução entre empresas, instituições de ensino e estudantes. A Escola Brasil Profissional fica encarregada de toda a documentação necessária, pagamento de seguro de vida, assim como a divulgação das vagas, recrutamento e seleção de candidatos e manutenção do contrato do estágio.

Por meio da parceira com a Escola Brasil a empresa pode garantir:

 Atendimento às exigências da Lei do Estágio;

Viabilização de todas as formalizações necessárias;

Orientação sobre as obrigações técnicas e legais do estágio;

Celebração do convênio com as instituições de ensino;

Realização do seguro contra acidentes obrigatório para os estudantes;

 Entre outros.